Decoração

Decorar sem gastar muito!

05 de Outubro de 2017 • Por Líder Design

Muitas vezes a criatividade é um exercício sabia? Nem sempre a melhor ideia surge no meio de acabamentos e acessórios caríssimos. Anos atrás eu estava no Rio de Janeiro visitando o “Morar Mais por Menos” um evento que tem como objetivo apresentar ambientes sofisticados dentro de uma proposta acessível. O visitante encontra o melhor custo x benefício aplicado em móveis, objetos decorativos, pisos e revestimentos e foi onde me deparei com o projeto das arquitetas Marcella Bacellar e Renata lemos.

Sabe aquelas chapas conhecidas como tapume de obra? Então, elas aplicaram na marcenaria do ambiente e ficou incrível. Ela foi usada no forro da cozinha, nos nichos e na adega. Recortes feitos na madeira, iluminação embutida e um toque diferenciado na decoração ganharam meu coração.

O material que antes eu só tinha visto nas obras no sol, na chuva e barro estava lá sendo valorizado como um capim dourado em uma iluminação e texturas acolhedoras. Sem contar todas as demais ideias bacanas do ambiente, mas hoje vamos falar só de OSB, prometo! Só não deixe de admirar a power adega de rolhas ali no cantinho. 

Vamos lá, o OSB é sigla para Oriented Strand Board (ou Painel de Tiras de Madeira), ele é composto por lascas de pínus em várias camadas. Devido sua resistência o material antes era conhecido na construção civil, mas com vantagens como baixo custo e fácil aplicação - por não exigir acabamento - acabou se difundindo e sendo usados em mobiliários e revestimento internos. Veja a infinidade de maneiras que você pode usá-lo aí na sua casa:

Simples e original, a ideia para este quarto é uma grande chapa de OSB como cabeceira de cama.

 

Os balcões e o piso desta cozinha foram revestidos com OSB. A estrutura metálica criou uma atmosfera de caixas de empilhamento.

 

O projeto dessa cozinha combina a textura do OSB à elegância do branco, o OSB cria uma sutil separação da cozinha e o living integrado.

 

Vale lembrar da mesa e do banco que custou uma pechincha de R$250 no apê da Karin e do João - mostrei aqui no ano passado.

Ele pode ser usado sem acabamento ou você pode pintar partes dele e de preferir só fazer uso da textura inusitada você pode cobri-lo todo de uma única cor, o preto é meu preferido ♥.

 

Essa é uma reforma que fiz recentemente, utilizei o OSB no revestimento das paredes e depois foi aplicado os mapas em adesivos recortes, usei elástico colorido e pronto. E olha que bacana essas prateleiras que parecem escotilhas, eu vi em uma barbearia em Londrina, ideia genial do Studio Paulo Kobylka.

Sem contar as inúmeras possibilidades de mobiliário, acessórios e luminárias que você pode fazer sozinho em casa - afinal é só fazer corte, montagem e lixamento – tenho certeza que vai combinar com qualquer estilo e no final alguém vai te perguntar onde você comprou!

Então, eu te desafio a criar! Até breve



TEXTO POR DIOGO DE HERCULE.

Newsletter
Cadastre-se e receba em primeira mão nossas, novidades, lançamentos e inspirações!